SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALPALHÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) cujas respostas sociais incidem quer no apoio à terceira idade através do Lar de Idosos, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário, quer às crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos de idade com a Creche.

Tem um quadro de pessoal composto por 35 colaboradoras

No total, a Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão tem 84 utentes distribuídos por 4 respostas sociais: Lar de Idosos (23 utentes), Centro de Dia (16 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (34 utentes) e Creche (11 utentes).

Maioritariamente, os utentes têm mais de 65 anos, são reformados/pensionistas, são viúvos, com fracos recursos económicos, apresentam um grau elevado de iliteracia, evidenciam situações de isolamento social e familiar, com carência ao nível da satisfação de necessidades básicas e necessitam de apoio na realização de actividades da vida diária. Apenas uma pequena percentagem de utentes (aproximadamente 10%) são autónomos na realização de actividades da vida diária, sendo os restantes dependentes de 1º ou 2º grau.

Apesar de existir há mais de 300 anos, só desde 1986 foi possível à Instituição oferecer a valência de Centro de Dia, com a inauguração, a 15 de agosto desse ano, do Centro de Dia Nossa Senhora da Redonda. Dois anos mais tarde, em 1988, começou, também, a ser disponibilizada a valência de Apoio Domiciliário.

Em 1997 foi inaugurado o Lar Nossa Senhora da Redonda e, em 2010, inaugurou-se também, nas antigas instalações da Escola Primária de Alpalhão, a Creche "Ternura dos Pequeninos".