SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALPALHÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão possui um património importante, do qual se destacam o Lar de Nossa Senhora da Redonda, a Igreja do Espírito Santo e o edifício do Antigo Centro de Dia que, actualmente, no segundo piso do mesmo, alberga o Museu da Misericórdia.

Lar de Nossa Senhora da Redonda

Inaugurado em 1997, o Lar de Nossa Senhora da Redonda é constituído por um edifício com 2 pisos, sendo que, no piso superior, se encontram 10 quartos equipados com camas de adaptação à dependência, com casa de banho privativa e aquecimento central.

No piso inferior, o edifício apresenta uma sala de convívio, sala de refeições, cozinha, lavandaria, gabinete médico e secretaria.

Igreja do Espírito Santo ou da Misericórdia

Está situada numa das extremidades da povoação (na antiga saída em direcção a Portalegre). "O exterior da igreja é simples e edificado no século XVIII. Porta de granito sobreposta por um janelão. À direita ergue-se a torre do tipo dos templos da região, com quatro olhais e cúpula recortada.

O interior do templo é de uma só nave. A capela-mor deve ser dos fins do século XIV, com o teto de nervuras assentes sobre mísulas e tendo no feixe um bocete com a cruz de Cristo esculpida posteriormente. O arco do cruzeiro, de forma ogival, é chinfrado e com colunelos duplos.

Tem côro assente sobre três arcos de volta muito abatida. O altar-mor é de talha dos fins do século XVII, com as imagens de dois santos bispos aos lados.

Os altares colaterais, também com obra de talha dos fins do século XVII, são da invocação de Santana e de S. João. O lavabo da sacristia, de granito, tem a data de 1759.

Merecem referência um retábulo sobre o arco do cruzeiro pintado sobre madeira, dos fins do século XVI, muito repintado, representando a Ceia e uma imagem do Espírito-Santo, de pedra policromada, dos fins do século XV, medindo 0,50m de altura.

O estado de conservação é regular."

Keil, Luís - Inventário Artístico do Distrito de Portalegre

Museu da Misericórdia

O Museu da Misericórdia foi inaugurado no dia 27 de Junho de 2004 e resulta da necessidade de reunir num só espaço vários objectos religiosos que se encontravam espalhados por vários edifícios.

O edifício, que se situa no Largo do Terreiro, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão tendo já ali funcionado o Hospital da Misericórdia de Alpalhão e, mais recentemente (entre 1986 e 1997), o Centro de Dia de Nª Srª da Redonda.

O museu propriamente dito ocupa todo o primeiro andar do edifício, onde antigamente se situava a sala de estar do Centro de Dia.

Para além dos referidos objectos religiosos, o museu conta ainda com um espaço onde se reproduz o aspecto do antigo hospital ali existente.

O museu está, normalmente, fechado. Quem desejar visitá-lo terá que se dirigir ao Lar de Alpalhão no horário de expediente do escritório: de manhã das 09:00 às 12:30; de tarde das 14:00 às 17:30.